Respeite o Caminhoneiro Voltar

Respeite o Caminhoneiro

Segurança - 30/03/2016

No Brasil ocorrem mais de 60 mil acidentes por ano envolvendo caminhões apenas nas rodovias federais. Somente o Seguro DPVAT pagou mais de 40 mil indenizações por morte e invalidez permanente entre 2009 e 2013.

Provavelmente você vai pensar que existem muitos caminhoneiros irresponsáveis nas estradas. Em parte é verdade, muitos acidentes são causados por motoristas profissionais. Entretanto, a maioria dos caminhoneiros que circulam nas rodovias são responsáveis, cuidadosos, porque vivem disso. O caminhoneiro autônomo quando sofre um acidente fica sem o seu instrumento de trabalho. Mas as contas continuam chegando, sem contar as despesas para consertar o bruto. Isso quando o motorista não fica com alguma lesão e tem que parar de trabalhar para sempre no setor.

Mas e os motoristas de automóvel, será que não contribuem para muitos acidentes? Lógico que sim. Em primeiro lugar, é preciso entender que um automóvel possui normalmente dois pontos cegos, que são basicamente as laterais do veículo. Aquele momento que o carro ou moto passa do lado e o seu retrovisor não pega. No caso do caminhão são de três a cinco pontos, dependendo do modelo e extensão. Quando você está colado na traseira da carreta com frequência o motorista não sabe que você está ali. Nessas horas quando você decide ultrapassar a carreta vai passar por outro ponto cego, na lateral do veículo, e ele poderá ser surpreendido com sua ultrapassagem, quando as vezes ele mesmo está começando a mudar de faixa para passar o veículo da frente. Portanto, tenha certeza de que ele viu o seu carro antes de iniciar a manobra.

Na frente do caminhão também existe um ponto cego, portanto, terminada a ultrapassagem, entre de novo na faixa com uma certa distância para que ele possa identificar sua presença e, no caso de alguma emergência, ter uma distância mínima de segurança para parar. Lembre-se que frear um caminhão com 30 toneladas não é como parar um carro.

Quando for fazer uma ultrapassagem, tenha certeza de que não vai obrigar um caminhão que vem no sentido oposto a sair da sua faixa e ir para o acostamento. Basta um movimento brusco ou desnível para ele tombar ou perder o controle do veículo.

Quando você vem dirigindo e percebe que o caminhoneiro começou uma ultrapassagem, deixa ele ir. Nada de tentar passar antes porque você tem mais velocidade. As manobras com esses veículos pesados são complicadas e as ultrapassagens um momento de risco, principalmente nas precárias estradas brasileiras.

Por isso, respeite quem está trabalhando, transportando para você e para o Brasil. Agradeça quando ele sinalizar indicando que você pode ultrapassar, dê uma buzinada de leve. Afinal, gentileza gera gentileza e aumenta a segurança.

Tranquilidade com sua frota de caminhões é somente com Seguro de Transporte, solicite hoje uma cotação através do email contato@masterlopes.com.br ou através do telefone 41 3581.1020.
A MASTER LOPES oferece diversos planos e diferentes coberturas. Com mais de 100 anos de história, a MASTER LOPES pode ajudar sua empresa a crescer.

Ler mais notícias de Segurança



+ Voltar

+ Página Inicial

Atendimento

Telefone Orçamento

Informativos

Newsletter



img1
Master Lopes - Corretora de Seguros
Totus Fone: 41 3581.1020 | Enviar Mensagem | Localização | Solicitar Orçamento
© Master Lopes - Corretora de Seguros | Todos os direitos reservados | Registro Susep 100564541.